sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O mundo actual



"Num mundo actual, em crise económica e de valores, o voluntariado pode ser um caminho de ajuda aos outros e, simultaneamente, de realização pessoal"

Faça um comentário com o mínimo de 100 palavras e o máximo de 200.

1 comentário:

  1. Falar de Voluntariado é quase tão complicado como falar de Amor. Quem não sabe o que é o Amor, e quem não sente que sabe o que é Voluntariado? Mas quando alguém se dá ao trabalho de pôr estes conceitos no papel, ou tenta abordá-los de improviso, depara-se com inúmeros pequenos e grandes obstáculos. Rigorosamente falando, o conceito absoluto de Voluntariado não existe. No Mundo não há duas pessoas iguais, nunca houve nem nunca haverá. Segue se daqui que cada um de nós tem um conceito de Voluntariado ímpar. Isto não quer dizer que não tentemos encontrar o denominador comum da sua essência. Portanto, vou debruçar-me sobre este assunto de acordo com a minha sensibilidade.Penso que nas sociedades modernas como a nossa, onde o dinheiro, sob as suas múltiplas formas, permeia toda a nossa vida como o indispensável elo de ligação, os direitos e deveres dos cidadãos estão mais ou menos firmemente definidos. Creio que os objectivos da sociedade não se prendem, no entanto, apenas a garantir a relativa tranquilidade. As ambições vão mais alto. Queremos um progressivo melhoramento das qualidades das nossas vidas.
    A pessoa voluntária tem de reunir certos atributos indispensáveis: Tem de ser emocionalmente estável; Sentir uma inequívoca vontade de dar um pouco de si aos outros; tem de estar, pelo menos, relativamente desafogada financeiramente; dispor claramente de tempo suficiente para o efeito; ter os necessários conhecimentos e capacidade de trabalho; ter um bom trato; ser, pelo menos, relativamente saudável; e entre outras...

    ResponderEliminar