domingo, 1 de abril de 2012

Para refletir..

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."
    Fernando Pessoa

Comenta a seguinte frase.

20 comentários:

  1. Um momento não deve ser contabilizado pela sua durabilidade mas sim pelo seu significado. Com isto desvalorizo o tempo, algo que muitas pessoas não fazem, pois pensam que a durabilidade das coisas é que importa, mas no meu ponto de vista não. Tal como Fernando Pessoa diz na sua frase, o valor das coisas está na intensidade com que acontecem. Algo que dure mas não tenha qualquer tipo de sentimento é insignificante. A intensidade com que se vive algo traz "momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis", o tempo não importa.
    Identifico-me bastante com esta frase, tal como muitas pessoas, porque penso que os momentos ficam gravados na nossa memória pelo que significam e não pelo tempo que duram.

    Carolina Guedes, nº9, 11ºH2

    ResponderEliminar
  2. Um acontecimento não deve ser avaliado pelo tempo que dura mas sim pela sua importância e pelo seu significado.
    O tempo não importa nada, e muitas vezes é considerado importante na avaliação de um momento, até mesmo de uma amizade.
    A vida deve ser vivida com toda a intesidade, só assim é que aparecem momentos, amizades, sentimentos unicos e inexplicaveis que irão ficar marcados sempre em nós.
    Se nao houver intensidade na vivência de um momento, até pode durar para sempre, mas não irá marcar a nossa vida.
    Por isso, sou da opinião de que o que nos marca não têm a ver com a duração do momento, mas sim, com a importância que ela tem sobre nós e o sentimento que nós lhe damos.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a Carolina. O tempo, por vezes, não é relevante. Grandes momentos não se medem, não se classificam, não se explicam. E é aí que se encontra a magia das coisas inexplicáveis. Simplesmente acontecem.
    Quando dizemos que algo passou tão depressa, ou que algumas coisas passam mais rápido do que outras, é porque sentimos que esses momentos, de alguma forma, nos tocaram ou ainda nos tocam.
    Existe uma beleza indescritível, que só é bela, porque tem um significado interior, guardado pelos intervenientes.
    A frase "uma imagem vale mais que mil palavras", adequa-se a este comentário. Com isto quero dizer que, um simples sorriso, gesto, por mais efémero que seja, fica na nossa memória. O tempo é apenas algo contado, assessório a uma vida que não pode nem deve ser vista com base num relógio universal. Viver só se torna bom, se soubermos aproveitar esse tempo que nos é dado, da forma que cada indivíduo o faz singularmente.

    Nº15.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Os melhores momentos não precisam de ter tempo. Precisam apenas de alguém que os torne aquilo que eles são: melhores momentos. E com isto, digo que concordo com esta frase de Fernando Pessoa.
    Ele não deve ter escrito isto só porque sim. Se passou estas palavras para o papel foi porque já verificou realmente que isto é verdade. Foi porque já teve momentos dos quais nunca se vai esquecer, porque já se deparou com coisas para as quais não arranjou explicação e com pessoas para as quais não há qualquer comparação. E a quem é que nunca aconteceu isto?
    Por mais que pensemos que o tempo tem uma grande importância no valor das coisas, acabamos por perceber que isso é mentira, pois muitas vezes um simples sorriso ou um abraço na altura certa, para além de saber bem, nunca é esquecido assim como a pessoa que o dá.
    Em conclusão, acho que todas as pessoas já tiveram presente o sentimento descrito na frase e para mim, as pequenas coisas fazem realmente a diferença.

    Catarina Pereira

    ResponderEliminar
  6. Concordo com as palavras sábias de Fernando Pessoa, pois acho que as coisas valem pela qualidade e pela importância que têm e não pela sua duração. É somente com a intensidade que encontramos na nossa vida, tal como o autor refere, momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis, pois tudo isto, quer queiramos quer não, é independente do tempo.
    Falo por exemplo de viagens ou mesmo «episódios» vividos com amigos/família, pois independentemente da duração são momentos preciosos que guardamos eternamente connosco pelo significado que tiveram e têm na nossa vida.
    Outro exemplo é a amizade, pois eu posso muito bem ter um amigo que conheço há muito tempo e não ter grande cumplicidade com ele mas também posso ter um amigo que conheço há pouco tempo e ser um amigo valioso, tanto pelo impacto que este causou na minha vida, como pelos momentos que me proporcionou. Concluindo, penso que toda a gente, ou pelo menos grande parte de nós, já se reviu nas palavras de Pessoa, pois na minha opinião muitas são as pessoas e os momentos que entram na nossa vida, mas poucas/poucos são as/os que realmente permanecem.

    ResponderEliminar
  7. Acho que podemos todos concordar que o tempo é algo para se tirar da equação quando se trata de momentos.
    Não podemos viver grande momentos da nossa vida a pensar que vão acabar ou que passaram muito rápido. Se assim fosse, não valia a pena viver.
    Para quê sair com amigos se a noite vai acabar?
    Para quê namorar com alguém se isso também acaba e até pode durar pouco tempo?
    É claro que vale a pena! Estes momentos vão acabar, isso é garantido, por isso mais vale aproveitá-los. Tudo acaba, logo, devemos aproveitar tudo o que nos acontece. Mesmo que seja algo mau, pelo menos ganhamos algo com isso, experiência. Um momento mesmo curto deve ser aproveitado ao máximo.
    A felicidade é momentânea, baseia-se nos momentos que vivemos e experiência-mos. A nossa vida baseia-se na procura dessa felicidade, logo procura-mos momentos em que nos sintamos bem e à vontade para nos expressarmos ao pé de quem mais confiamos.
    Não nos devemos deixar pensar apenas nos maus momentos, pois esses existem para nos bons momentos sabermos que são bons.

    ResponderEliminar
  8. A meu ver, algo como momentos ou acontecimentos não devem ser avaliados pelo tempo que lhes é determinado. Mas sim, tal como o excelentíssimo Fernando Pessoa refere, julgados pela qualidade pela qual são presenciados ou vividos.
    O tempo não tem qualquer poder de juízo sobre uma determinada situação. A quantidade nem sempre nos revela qualidade. Pois por mais pequenos que sejam os momentos, desde que sejam vividos de uma forma intensa hão-de ficar na nossa memória.
    Se o tempo passa a correr ou dura uma eternidade, nada tem a ver com os ponteiros de um relógio a acelerarem ou a andar a passo de caracol. Por vezes o tempo é o mesmo em duas distintas ocasiões, porém, às vezes parece nos que uma é mais duradora do que a outra. Isto porque provavelmente numa se viveu mais intensamente do que na outra.
    Se cada um de nós pensar bem existem até pequenas histórias de quando ainda eramos pequenos, pequeninos que nos lembramos por mais efémeras que possam ter sido. E porquê? Porque nos marcaram, tal como um lápis marca uma folha. A diferença é que na vida não existe uma borracha para apagar o que quer que seja.
    Uma lágrima, um sorriso, um momento mais divertido ou mais avassalador. Uma discussão, uma queda, uma recaída, uma conquista. Pequenas coisas que por mais breves que possam aparentar ser, significaram muito e por isso se tornam inexplicáveis, pois só sentidas no momento, daí a intensidade, é possível um esclarecimento.

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o grande senhor Fernando Pessoa. Um acontecimento inesquecível é algo que é vivido com emoções. É algo do qual não queremos mais sair. Um sonho sem fim ou uma memória para sempre guardada numa caixa.
    O Tempo? Esse não importa. A forma como presenciamos esta experiência é determinante na maneira como a iremos lembrar futuramente.
    Imaginem esta situação hipotética: Um aluno "preso" na sala de aula, conta os segundos como se fossem foguetes. Nunca mais acaba a aula. Os segundos passam como se fossem pesadelos. Intermináveis. O Défice de concentração do aluno aumenta ao pensar nas coisas que poderia estar a fazer naquele momento.. Mas quando tudo parecia perdido: uma luz ao fundo do túnel. A professora pede para todos realizarem uma tarefa e ,este aluno em específico, devora-a como se não existisse amanhã. Toca para o fim da aula. O estudante percebe que aquele pesadelo acabara mais cedo que o previsto.
    Isto é totalmente verdade. Quando estamos encurralados numa situação do quotidiano, a espera é muita e as horas passam muito lentamente. Porém, a situação inverte-se muito facilmente. Basta arranjar um interesse, que o tempo passa a voar.
    É um truque que a vida nos prega. A percepção do tempo e espaço altera ainda mais quando estamos com alguém muito especial.
    Curioso não acham?
    Cabe a nós, tentar encontrar algo nas coisas pequenas da vida e vive-las como um acontecimento inesperado mas divertido.

    ResponderEliminar
  10. Concordo plenamente com Fernando Pessoa. A intensidade com que as coisas acontecem é o factor mais importante e não a durabilidade do acontecimento.
    Os momentos inesquecíveis, as coisas inexplicáveis, e as pessoas incomparáveis provêm de coisas intensas que marcam as pessoas. É a intensidade que marca.
    O tempo é só mais um factor, como a temperatura, a luminosidade, o vestuário… Nos grandes momentos, nada disto importa, por vezes dizemos que o que importa é simplesmente o momento, por trás desta afirmação está o valor da intensidade num determinado momento e o desprezo por tudo o resto.
    Momentos existem muitos, coisas também e pelo mundo inteiro habita uma quantidade incontável de pessoas, mas momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis há poucos. Apesar disso, são o que a memória não consegue apagar devido à elevada especialidade.
    Devemos todos dar valor a essas coisas, pessoas e a esses momentos, pois esses são os especiais, os marcantes, os que têm de tudo menos de insignificantes, pois são esses que não têm nada, mas que por serem intensos têm tudo. Parem de dar valor ao tempo e dêem valor à intensidade.
    Ricardo Amorim nº24 11º H2

    ResponderEliminar
  11. As palavras-chaves são inesquecíveis, inexplicáveis e incomparáveis. E é isso que muitas das vezes, sem que nos percebamos, por serem momentos tão simples e ao mesmo tempo tão fortes, a vida nos fornece. Momentos que jamais serão esquecidos, pois duma certa forma, positiva ou negativamente, marcam a nossa vida, não só por um curto espaço de tempo, mas sim por toda a nossa existência.
    Um momento para ser inesquecível não precisa de muitas artimanhas, precisa apenas de ser vivido ao máximo. Coisas inexplicáveis não precisam de complexidade e pessoas incomparáveis?! Isso sempre existirá, não só pelo simples facto de ninguém ser igual a ninguém e sim, porque cada pessoa dentro de nós, tem um significado completamente diferente o que nos impossibilita de compará-las.
    O certo é que, o sentido da vida não está na maneira como nós a vivemos e sim, na intensidade com que ela acontece. Daí concordar com as palavras sábias de Fernando Pessoa.

    Conceição Bismarque nº13 11h2

    ResponderEliminar
  12. Estou de acordo com Fernando Pessoa. Julgo que o tempo não é mais que um simples acessório quando comparado com a intensidade de cada situação da nossa vida. Ao longo desta coleccionamos recordações, boas e más, muitas delas que ocorreram em instantes, e uma coisa é certa: o tempo passa mas estas permanecerem. Por isso o que é o tempo? É um conceito muito relativo e a sua concepção vem mudando ao longo do tempo senão vejamos o seguinte exemplo: antigamente, as relações duravam décadas, para não dizer para sempre; actualmente, relações de dois, três anos já são consideradas duradouras. Não é que defenda isso mas nada nos garante que estes, o pouco tempo que estiveram juntos, não viveram momentos mais felizes que o primeiro casal. Para mim, a felicidade não é um conjunto de dias, meses ou anos. Para mim, a felicidade é um conjunto de momentos que acumulamos ao longo da vida e de pessoas que nela se cruzaram e, de alguma forma, nos marcaram.

    Sandra nº 26 11º H2

    ResponderEliminar
  13. Eu concordo com Fernando pessoa. Eu acho que tempo passa a ser insignificante quando estamos a passar aqueles momentos inesquecíveis, com coisas inexplicáveis e com as pessoas que consideramos incomparáveis.
    Se o tempo fosse considerado muito importante, não daríamos tanta importância aqueles momentos inesquecíveis que gostamos imenso de recordar, mesmo queessas recordações sejam boas ou más. A vida deve ser vivida com a intensidade dos momentos e coisas que vivemos e que vão para sempre ficar marcadas na nossa mente.
    Por isso, vive a vida e aproveita cada momento como não houvesse amanhã.

    ResponderEliminar
  14. "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."

    Sábias palavras estas, deixadas por um grande poeta, que não nos é indiferente a nenhum de nós. Palavras essas que nas suas entrelinhas despertam enumeras emoções, lembranças..
    Penso que para entender Fernando Pessoa é necessário mais que uma simples leitura, é preciso sentir, recordar memorias em cada verso lido.
    Para mim esta é uma das suas mais belas citações, faz-nos ver que não importa a quantidade (de tempo) mas sim a qualidade. Enumeras vezes ao longo da vida, vemo-nos perante esta realidade, em que por breves instantes algo se tornou único, inesquecível.
    Por vezes basta andarmos na rua e ver-mos um sorriso doce de uma criança, os dolorosos traços de uma vida vingados no rosto de uma mulher, um olhar mais luminoso, para poder ser inesquecível. Não importa a duração das coisas, mas sim a intensidade com que elas acontecem na nossa vida, e a forma como se revelam eternas.

    Liliana Trindade nº34 11ºH2

    ResponderEliminar
  15. Tudo na vida tem um determinado valor e este é muito relativo. A vida é feita de momentos bons e menos bons que nos fazem sentir únicos. Os momentos mais intensos são os mais ousados, rir, chorar,cantar, amar. Mas o verdadeiro valor das coisas é aquilo que queremos para nós e para os outros.

    ResponderEliminar
  16. A vida é uma passagem. O seu valor não está no tempo que vivemos, mas sim, naquilo que vivemos.
    Já Fernando Pessoa o afirmava e se era verdade no seu tempo, nos nossos dias mais verdadeira se torna a frase “ (…) existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."
    Agravam-se as condições económicas, deterioram-se as relações entre as pessoas.
    Reina a desconfiança e o receio no nosso país. Um país que foi outrora conhecido pela sua hospitalidade e pelo caracter amistoso dos seus cidadãos. E se vivemos nestas condições, não devemos valorizar mais aqueles que se destacam? Aqueles que apesar de tudo são ainda “incomparáveis”?
    Inesquecíveis, inexplicáveis, incomparáveis, já dizia Pessoa.
    Existem sete mil milhões de pessoas neste mundo, assim como há 24 horas no dia e milhões de fenómenos à nossa volta… Mas entre estes grandes números, basta uma pessoa, um minuto e algo fora do normal, para nos fazer sorrir, para nos fazer pensar e dizer: VIVER VALE A PENA!

    Catarina Santos nº12, 11ºH2

    ResponderEliminar
  17. Concordo com o senhor Fernando Pessoa. Os valores que a vida tem, devem ser vividos com intensidade, não importando a sua duração, o seu tempo, se e pouco , muito enfim , tem que ser realizada para que se vale a pena.
    Por esses momentos serem inexplicáveis, conhecemos coisas, lugares, pessoas, sentimos, vivemos , presenciamos, amamos e etc. São tamanhos detalhes em tamanha imensidão de tempo e espaço que os tornam indetermináveis e inigualáveis. Por isso , digo: "viva os pequenos momentos sendo eles bons ou maus, o que vale é o que fica na memoria para contar história".

    Raíssa Pamela 11H2 Nº28

    ResponderEliminar
  18. Por mais que tentasse contrariar a frase de Pessoa não consegui! Senti-me falhada, se calhar dei demasiado valor à minha vontade de contrariar estas palavras…
    Assim apercebi-me de que cada indivíduo dá valor a coisas diferentes, de formas diferentes.
    O meu problema aqui é como se atribui esse “valor das coisas”, será que depende mesmo de cada um de nós? Ou será que as grandes tribos urbanas, da nossa sociedade, nos obrigam a valorizar sempre as mesmas coisas? O que é o valor afinal de contas? Acredito que a originalidade e individualidade ainda existam, bem como pessoas que valorizem aquilo que realmente vale a pena e não apenas aquilo que todos fazem ou aquela coisa que todos têm.
    É caso para dizer “Isso é que é de valor”. Porque, para mim, o que é inesquecível, inexplicável e incomparável é aquilo que tem em si qualidades únicas e não umas qualidades quaisquer.

    Inês nº 17 11ºH2

    ResponderEliminar
  19. Por isso é que deviamos deixar o passado no passado, e viver o presente e só pensar no futuro quando ele chegar...porque senão corremos o risco de ficar perdidos e não viver realmente :) *

    ResponderEliminar
  20. Esse texto não é de Fernando Pessoa!!

    ResponderEliminar